A importância dos influenciadores nas campanhas de marketing

Em geral, influenciadores digitais são pessoas comunicativas, especialistas ou não em determinados assuntos, mas sempre entusiastas. Agregam seus seguidores através do conhecimento, carisma ou até mesmo pelo lifestyle. Servem de referência para as pessoas, que se espelham em atitudes, maneira de vestir, produtos que consomem, viagens que realizam, até mesmo de forma inconsciente.

Nesse contexto, crescem possibilidades para campanhas criativas para aumentar o “Marketshare” de produtos ou até mesmo para “Branding”, fortalecendo o posicionamento de marcas no mercado. Buscar o influenciador que mais se identifica com as características do produto ou marca que se deseja difundir é um dos fatores essenciais para o sucesso da campanha, dentre outros.

Uma campanha de sucesso precisa gerar conexão entre influenciadores e seus seguidores!

O principal ponto para uma campanha de Marketing de Influência de sucesso, é fazer com que a mensagem gere EMPATIA e conexão entre o influenciador que irá transmitir a mensagem e a audiência que irá recebê-la.

Sua marca não pode, por exemplo, querer que a confiança entre ambos seja gerada através de promoções e textos jurídicos, ou até mesmo descontos falsos. Se você libera ao influenciador um cupom de desconto que não é realmente exclusivo para os seguidores dele, qual é o benefício real que você está oferecendo?

Seja claro e sensato, alinhe as expectativas, mas deixe que o influenciador tenha liberdade para conversar com seus seguidores. Faz muito mais sentido que a sua marca chegue de forma natural e espontânea para os seguidores, mostrando que é uma parceria de verdade e não apenas uma #publi só por dinheiro.

Quais os tipos de campanhas no Marketing de Influência?

Awareness

Esse tipo de campanha é indicado quando o objetivo é promover a visibilidade de uma marca, produto ou serviço.

Como a intenção é a visibilidade, o alcance é valorizado neste tipo de campanha. É importante lembrar que apenas o número de seguidores de um criador não representa o alcance real dele, tornando-se importante conferir, na hora de escolher com quem trabalhar, métricas como média de curtidas e engajamento dos posts mais recentes.

As principais métricas a serem acompanhadas serão as quantitativas: número de visualizações, impressões e alcance total, por exemplo. Mas é sempre importante acompanhar, também, interações relevantes e comentários positivos da audiência durante a campanha.

Branding

É um estilo de campanha com objetivo de reforçar a imagem da marca. Pode ser aplicada em casos de mudança de público-alvo ou lançamento de produto, por exemplo.

As principais métricas a serem acompanhadas nesse caso serão as visualizações gerais, e alcance total. Os dados qualitativos também são importantes. Comentários e compartilhamentos são muito valiosos quando é realizado um trabalho de branding em marketing de influência.

Uma dica é a marca disponibilizar material físico, se possível, ao influenciador digital, aumentando as chances dele criar um conteúdo sobre sua marca, produto ou serviço.

Encante o influenciador digital com a entrega, reforçando o posicionamento da marca, com direito a uma carta personalizada para o criador. É algo estratégico e que sempre aumenta o valor criativo da campanha.

Conversão

Quando o foco é a venda de algum produto, ou até download de um aplicativo ou material, fala-se em campanha de conversão. Aqui, os influenciadores digitais devem ser orientados a terem foco total no call to action do conteúdo que estão criando.

O call to action é o gancho que será realizado no conteúdo para incentivar o usuário a tomar a decisão de fazer a ação desejada, seja ela uma venda (deixar o link para a página de compra, por exemplo) ou o download de um aplicativo (sempre com link vinculado à publicação).

Em uma campanha de conversão, o influenciador normalmente recebe um link parametrizado para divulgar, utilizando a ferramenta chamada “Arraste para Cima” nos stories do Instagram, ou inserindo o link na descrição de um vídeo, no caso do YouTube. A partir dos acessos deste link será possível averiguar se o trabalho obteve sucesso.

Além do link parametrizado, outra possibilidade de acompanhar o desempenho dos influenciadores é a criação de um cupom de desconto personalizado, que permita conferir ao longo da campanha quantas vendas e/ou assinaturas foram geradas por meio de sua divulgação

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